As escolas da rede municipal de ensino em Marabá receberam nesta terça-feira, 10/02, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA – Rodovia Transamazônica, para uma palestra sobre: “Prostituição Infantil e Gravidez na Adolescência – AMOR, CUIDADO e PROTEÇÃO podem salvar vidas!”. Alunos das turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental participaram e puderam tirar algumas dúvidas com os palestrantes.
As palestras propiciaram a divulgação de informações adequadas e atualizadas sobre assuntos delicados, promovendo discussões e reflexões sobre sexualidade e prostituição infantil, como ressaltou diretor da EMEF Inácio de Souza Moita, Paulo Sousa Júnior, “a palestra contribuirá para que os educandos desenvolvam atitudes saudáveis e responsáveis. A precocidade da iniciação sexual entre os jovens e a curiosidade própria da idade em relação à sexualidade exige do professor preparo para trabalhar esse tema complexo com os adolescentes”.
Ações como combater e denunciar a exploração sexual sensibilizaram os membros do Conselho Tutelar local que participaram da palestra tirando algumas dúvidas e falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Denunciar é a melhor atitude ao combate. Precisamos ter mais atenção em todos os indícios de abusos às nossas crianças e adolescentes para que o crime seja evitado desde sua fase inicial”, frisou o conselheiro Beto Jamaica. Para ele, esse encontro foi muito importante para os alunos do município.
Hellen da Silva, diretora da EMEF Rio Tocantins, explica que “a realizada de muitas escolas hoje é que elas estão inseridas em uma comunidade de muito risco social como um todo, por conta dos casos de gravidez na adolescência, indício de prostituição infantil e envolvimento com drogas. Existem vários fatores que vão desde as mudanças físicas, psicológicas e sociais na vida do adolescente que devem ser esclarecidos, pois os mesmos encontram-se repletos de dúvidas e inseguranças, e por isso, precisam entender que a gravidez na adolescência trata-se de assumir responsabilidades e riscos. Ações como essas são louváveis e só vem a somar”, finalizou.
Nas apresentações os jovens puderam tirar suas dúvidas e debater assuntos considerados tabu. Ao final, a equipe distribuiu folderes com informações sobre prostituição infantil e como se prevenir da gravidez precoce.
Glícia Favacho
Assessora de Imprensa
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR-230/PA